segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sugestões#1 Gattaca


Gattaca passa-se num suposto tempo futuro não muito distante e mostra uma sociedade em que a manipulação genética criou novas espécies de castas, preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimizadas pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de escolher e manipular a interacção entre os seus gâmetas, para gerarem filhos com a melhor combinação genética possível. Esse procedimento cria uma distinção entre os válidos, frutos dessa combinação genética planeada e os não-válidos, humanos menos perfeitos, com mais propensões a doenças e deficiências. Aos Válidos são disponibilizados os melhores empregos e as grandes competições, enquanto que aos segundos é limitada a liberdade de escolha.


A história do filme envolve dois irmãos, Vincent Anton e Anton, o primeiro concebido de forma natural e o segundo geneticamente manipulado.O mais velho nasceu do amor dos seus pais, sem preparos genéticos, e tem desde pequeno, o desejo de ser um astronauta, mas tem no seu código genético predisposições a doenças que não lhe permitem alcançar o seu sonho. Consegue, porém, um lugar de destaque numa corporação ao esconder a sua identidade genética verdadeira.
Com muito esforço tudo vai correndo bem, até que um assassinato no seu local de emprego põe a sua máscara em risco, podendo revelar a sua ‘invalidade’. 





Reflexão:

Gostámos muito deste filme porque nos mostrou que ainda que por vezes as probabilidades estejam contra nós, podemos lutar pelos nossos sonhos para assim os conseguirmos alcançar. Quando queremos realmente algo não há nada que nos consiga parar, "There is no gene for the human spirit".

domingo, 1 de novembro de 2009

A Clonagem da ovelha Dolly - 27 de Fevereiro de 1997


Dolly, o primeiro mamífero clonado, foi gerado a partir de outra ovelha adulta, o que deixou em polvorosa o mundo científico. O animal nasceu em 1996 mas o resultado da pesquisa só foi publicada no ano seguinte, na Revista Nature. Os responsáveis pela experiência foram os professores Ian Wilnut e Keith Campbell, do Roslin Institute, da Escócia. 

Dolly foi gerada a partir do núcleo de uma célula mamária de uma ovelha adulta, o qual foi fundido, com a ajuda de uma corrente eléctrica, ao óvulo de outro animal, cujo núcleo tinha sido previamente retirado. Para obter a clonagem os pesquisadores tiveram de fazer 276 tentativas. 

O nome Dolly foi uma referência à cantora country norte-americana Dolly Parton, que tem seios muito grandes.

O clone teve um filhote, que recebeu o nome de Bonnie, nascida de um cruzamento normal com um carneiro montês da raça Welch, chamado David. Dolly gerou ainda mais três filhotes numa única gestação, que morreram. 

A experiência abriu debates a respeito dos limites morais das pesquisas científicas, e o Vaticano pediu que as pesquisas sobre clonagens fossem abolidas. Muitos países estabeleceram medidas jurídicas para impedir que o processo fosse realizado em seres humanos.

A ovelha mais famosa do mundo foi sacrificada em 2003 depois de contrair uma infecção pulmonar degenerativa, que lhe infligiu muito sofrimento. Ao completar 5 anos a ovelha apresentou uma forma rara de artrite, que ataca geralmente animais velhos. Os pesquisadores interpretaram a doença como um sinal de envelhecimento precoce a que poderiam estar sujeitos os clones. Dolly também ficou obesa, mas os cientistas não souberam explicar se o sobrepeso foi causado pelo confinamento ou se era outra consequência da clonagem.