As Nações Unidas dizem que o governo do Haiti cancelou todas as operações de busca e resgate - apesar de ainda ontem pelo menos dois sobreviventes do sismo terem sido resgatados, 10 dias depois de terem sido enterrados vivos.
"A esperança começa agora a desaparecer, embora ainda possamos encontrar milagres", lamentou a porta-voz do Gabinete de Coordenação da Ajuda Humanitária da ONU, Elisabeth Byrs. "Isto não significa que o Governo vai ordenar-lhes que parem. Caso haja o mais pequeno sinal de vida, eles vão actuar. Mas, à excepção dos milagres, a esperança está a desvanecer-se, infelizmente", acrescentava.
Já passaram 11 dias desde que o sismo assolou o país. A Cruz Vermelha estima que 3 milhões de pessoas- um terço da população do país - precisa de ajuda e cerca de 200 000 pessoas morreram.
Durante esses dias, equipas internacionais de buscas e resgates extraíram 132 sobreviventes de debaixo dos escombros, de acordo com números da ONU. Mas, provavelmente, centenas mais foram salvos por haitianos, com os pequenos milagres nunca gravadas por equipes de ajuda estrangeiras.
Fonte:
http://www.sphere.com/world/article/un-haiti-calls-off-search-and-rescue-operations/19328660?icid=main|main|dl1|link3|http%3A%2F%2Fwww.sphere.com%2Fworld%2Farticle%2Fun-haiti-calls-off-search-and-rescue-operations%2F19328660
Reflexão:
Reflexão:
A tragédia que se abateu sobre o Haiti não deixou nem deixa ninguém indiferente.
O sismo que abalou o Haiti provocou uma destruição inimaginável, muitos desalojados e além disso, milhares de mortos.
Neste momento, deve-se ter como prioridade salvar e cuidar das vítimas que estão ainda entre os escombros, oferecendo-lhes os recursos necessários.
Estas pessoas estão a enfrentar uma catástrofe sem precedentes e é necessário que cada um de nós participe activamente na sua recuperação.
Mais imagens em http://blogs.denverpost.com/captured/2010/01/13/earthquake-in-haiti/
Mais imagens em http://blogs.denverpost.com/captured/2010/01/13/earthquake-in-haiti/
Nenhum comentário:
Postar um comentário