Tráfico de animais é o comércio ilegal de animais protegidos e é um problema sério para a conservação das espécies. Se o desmatamento, a urbanização e a poluição são as principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais, o tráfico de animais também tem um impacto significativo sobre algumas espécies.
Muitas autoridades, instituições e organismos não governamentais da Amazónia estão a recolher informações para a divulgação de todas os meios capazes de coibir o tráfico de animais da Amazónia.
Esta foto mostra as condições em que foi encontrado um pinguim que tentaram transportar ilegalmente.
A CRIATIVIDADE DOS TRAFICANTES
No detalhe, foram criados compartimentos num fundo falso onde os animais eram transportados sem nenhuma condição de vida. Nessas condições apenas 1 em cada 10 animais consegue sobreviver.
O uso de equipamentos sofisticados vem se tornando uma prática comum entre os traficantes, que tentam a todo custo manter o comércio ilegal de animais.
O transporte dos animais
Nestas condições o nível de stress do animal compromete definitivamente sua capacidade de sobrevivência.
A morte dos animais
As estimativas de animais que sobrevivem às más condições de transporte realizadas pelos traficantes é de apenas 1 a cada 10. Mesmo assim o negócio persiste e mantém-se lucrativo. Aliados a isso ainda concorrem à falta de consciência dos agentes envolvidos e a dificuldade de implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável, que possibilite a preservação da biodiversidade da Amazónia.
Reflexão: O tráfico de animais é um problema sério que tem de ser resolvido, e, para isso, é importante a informação e a consciencialização, pois estas podem ser ferramenteas muito importantes. Os Animais da Amazónia e todo o seu território e riqueza encontram-se hoje ameaçados, e esta situação repete-se um pouco por todo o mundo. É necessário travar esta violência!
Fontes:
http://www.bicodocorvo.com.br/
http://www.amazoniaagora.jex.com.br/
territorioanimal.wordpress.com
Um comentário:
Tráfico de qualquer coisa, só pelo nome, percebemos logo que é muito horrível. E este tipo de tráfego também o é. Vamos lutar por esta causa!
Postar um comentário