sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sismo e Tsunami abalam Chile


Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, com epicentro no mar, abalou o centro do Chile, a 300 km ao sul da capital Santiago, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O chefe do ONEMI, Oswaldo Malsandi, disse que o abalo aconteceu às 3h26 pelo horário local e teve epicentro a 90 km da cidade de Concepción.

Foram registradas cerca de 60 réplicas do forte terremoto desta madrugada, algumas delas superiores a 6 graus na escala Richter, segundo o USGS.





 O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país, e levou ainda o Centro de Avisos do Pacífico a emitir alertas de tsunami para sete países. O alerta foi depois alargado, e, segundo a «Associated Press», são agora 53 os países que poderão ser afectados pelas ondas gigantes.

O terramoto, de cerca de um minuto de duração, causou a derrocada de alguns prédios na capital, Santiago e várias regiões ficaram sem energia. O sismo causou ainda perturbações nas linhas de telefone.


A Oficina Nacional de Emergencia (ONEMI) do Chile actualizou o número de vítimas mortais do sismo para 147, deixando claro que não é ainda um balanço final, pois persistem dificuldades de comunicação designadamente com as zonas mais próximas do epicentro.

 

O Google abriu um site que facilita a troca de informações sobre pessoas atingidas pelo terremoto, a página é http://chilepersonfinder.appspot.com. Lá, é possível pedir informação sobre alguém, postar fotos para facilitar a sua busca e oferecer dados sobre o paradeiro de pessoas.


Fontes:
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/sismo-tsunami-chile-tvi24-ultimas-noticias/1142931-4073.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4291539-EI8140,00-Numero+de+mortos+em+terremoto+no+Chile+chega+a+seis.html

http://hojeemdians.blogspot.com/
http://www.presstur.com/site/news.asp?news=24109


Reflexão:

2010 ten vindo a abalar o planeta. Nos primeiros 19 dias do ano houve terremotos no Haiti, tma Argentina, na Papua Nova Guiné, no Irã, na Guatemala, em El Salvador e terremoto no Chile.

No mês de fevereiro vários tremores continuam a abalar o mundo. Hoje, novos terremotos: Japão, que preparado para tremores não sentiu efeitos catastróficos, e este novo e fatal terremoto no Chile.

Mais imagens em: http://raivaescondida.wordpress.com/2010/02/27/imagens-do-terramoto-no-chile/

A mais rara pedra preciosa



A pedra preciosa mais rara do mundo é a amolite, uma gema orgânica, produto da fossilização das conchas das amonites.
Composta principalmente pelo mesmo mineral da madrepérola encontrada nas conchas dos moluscos actuais, a amolite brilha em todas as cores do espectro, assim como algumas opalas.






Foi encontrada nos Estados Unidos, em 1981, ganhando oficialmente o estatuto de pedra preciosa nesse mesmo ano .
 No seu estado bruto, a amolite é vendida entre 30 a 65 dólares por quilate (150 a 325 dólares por grama).




Comparada com outras pedras preciosas, a amolite é practicamente desconhecida, pois só conseguiu atrair o interesse do ocidente durante os anos 70. A pedra ganhou popularidade entre os practicantes do Feng Shui no final dos anos 90, quando recebeu o nome de “Pedra das Sete Cores da Prosperidade”.
Actualmente, o maior mercado consumidor da amolite é o Japão.


Reflexão:

Assim como outras pedras preciosas, esta também despertou o nosso interesse pela sua beleza e, por outro lado, por ser ainda tão pouco conhecida.


Fontes:
http://obacate.blogspot.com/2010/02/mais-rara-pedra-preciosa.html

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Opala - Curiosidades


Na Idade Média, dizia-se que a Opala curava doenças dos olhos e que o poder mágico desta pedra poderia, supostamente, tornar invisível o seu usuário. Por causa desse atributo, era chamada de protectora dos ladrões.

Dizia-se também que as raparigas loiras valorizavam acima de tudo colares de Opala, pois quando usavam esses ornamentos os seus cabelos guardavam a sua a linda cor.

Nalgumas religiões da América do Sul, ainda hoje se evita pronunciar o nome "Opala", utiliza-se sinónimos como a "Pedra da Morte".

A Mitologia diz que quando o universo foi terminado, Deus raspou todas as cores da sua paleta e criou a opala, uma pedra mística muito colorida.

 Os árabes, no entanto, acreditavam que as opalas caíam do céu nos flashes dos relâmpagos e adquiriam assim a sua cor maravilhosa.

Na época medieval, a opala era utilizada contra doenças nos olhos.


Fontes:
http://www.opalasnordeste.kit.net/index_arquivos/curiosidades.htm
http://chavemagica.tripod.com/mundomineral/hl3.htm



Reflexão:
A opala é uma pedra de grande beleza devido à sua grande variedade de cores e à forma com elas se conjugam.

Rubi - curiosidades





Os Rubis eram considerados pelos Hindus como as pedras mais valiosas porque preservavam a saúde do corpo e da mente.

Antigamente, os Rubis eram valorizados pela sua invulnerabilidade. Para se chegar a isso, o Rubi deveria ser inserido dentro da carne de modo a tornar-se parte do corpo. Aqueles que incrustavam Rubis na sua pele acreditavam que se tornavam inatingíveis por quaisquer feridas causadas por lanças.

Segundo a lenda Hindu, o Rubi vermelho foi criado a partir do diamante incolor de uma Maharani (rainha) quando esta foi assassinada por um cortesão ciumento. O seu sangue manchou a pedra e todas as outras iguais a ela.

As prescrições modernas são iguais às antigas, dizendo que o Rubi favorece a circulação do sangue e o coração da pessoa que o usar.

O Rubi é a segunda pedra mais dura.

Fontes:
http://chavemagica.tripod.com/mundomineral/hl3.htm



Reflexão:

Na nossa opinião, os rubis são umas das pedras mais fascinantes, quer pela cor, quer pelo brilho intenso que os tornam únicos.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Temporal na Madeira

       O temporal que se abateu sobre a Madeira causou dezenas de mortos e feridos. Os prejuízos materiais são incalculáveis, de milhões e milhões de euros, devido às dezenas de carros arrastados, inúmeras inundações em casas, lojas e grandes edifícios públicos, estradas e infra-estruturas destruídas. A ilha da Madeira está totalmente isolada do exterior.
Na baixa funchalense viveram-se momentos de pânico, com as águas das ribeiras a ultrapassarem os muros de protecção e a galgarem as principais pontes da cidade. Outras situações dramáticas ocorreram nas zonas altas, provocando derrocadas.

       Para além da chuva, os ventos muito fortes, que atingiram os 100 quilómetros das zonas altas e a forte ondulação marítima contribuíram para o agravamento da situação.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"99 balões"

Este bebé chamava-se Eliot, nasceu com trissomia 18 e sobreviveu durante algumas semanas. Num diário a que deram o nome de "99 balões", um por cada dia da curta vida do filho, os pais contam a vida deste partindo de pequenos vídeos e fotografias.




A Trissomia 18 é uma doença cromossómica rara que provoca atraso mental profundo e múltiplos defeitos congénitos. Também conhecida como Síndrome de Edwards é causada pela presença de um cromossoma 18 extra nas células do bebé.

Estes síndrome tem uma incidência de 1/8000 recém-nascidos, a maioria dos casos do sexo feminino, mas calcula-se que 95% dos casos de trissomia 18 resultem em abortos espontâneos durante a gravidez. . A esperança de vida para as crianças com síndrome de Edwards é baixa, mas já foram registrados casos de adolescentes com 15 anos portadores deste síndrome.

Entre outras malformações encontram-se, nos portadores desta doença, atraso mental, baixo peso, doença cardíaca, malformações das orelhas e das mãos, hérnias e anomalias dos rins. Por isso, a maior parte das crianças nascidas com esta síndrome não sobrevive ao primeiro ano, e muito poucos chegam a ultrapassar a infância. Tal como no caso da trissomia 21, o risco de ter um feto com trissomia 18 aumenta com a idade materna, mas todas as mulheres, independente da idade, têm risco de ter um defeito cromossómico no seu feto.

Reflexão: É impressionante a forma como os pais de Eliot, sabendo que cada dia de vida do seu filho se tratava de um milagre que a ciência não previa, gravaram muitos momentos desta para mostrar ao mundo como é possível tentar lutar contra as probabilidades que a ciência dita!

Para veres o vídeo completo vai a http://www.youtube.com/watch?v=uCYM-tEw0xA

Fontes:
http://www.labluxor.com/index.php?option=com_content&view=article&id=33&Itemid=42

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Edwards

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Curta-historia-de-vida-de-um-bebe-comove-a-America.rtp&headline=20&visual=9&article=319475&tm=
7

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Taxonomia de Lineu

Desde a antiguidade, que o Homem se preocupa em reunir em grupos os seres vivo, de forma a facilitar o seu estudo, criando um ramo da ciência chamado de Taxonomia. Ao longo do tempo foram criados sistemas de classificação que envolviam critérios diferentes, como o ambiente onde os seres eram encontrados, o tamanho dos organismos, a forma de locomoção, a forma externa. Esses sistemas, baseados em classificações artificiais, foram sendo abandonados gradativamente, até que por volta de 1735 um naturalista chamado Lineu, criou um sistema de classificação baseado em dois princípios:


- o uso de palavras latinas para denominar os grupos de organismos
- o uso de categorias de classificação, constituindo indo uma hierarquia, que seriam, em ordem decrescente: Reino, Classe, Ordem, Género e Espécie.


Nesse sistema, dentro do reino estariam incluídos conjuntos menores: classe, ordem, género e espécie.

Inicialmente, este sistema baseava-se no grau de semelhança entre os indivíduos e, portanto, eram considerados mais próximos os indivíduos com maior número de semelhanças na estrutura corporal, na fisiologia, no embrionário.

Com o passar do tempo o sistema de Lineu foi sendo reorganizado passando a tentar reflectir a evolução da vida na Terra, diferentemente do ponto de vista original de Lineu. Então, o número e a forma dos cromossomas, os genes que os constituem e até a sequência, por exemplo, passaram a integrar os critérios de semelhança.

Por causa disso, para agrupar os organismos, houve a necessidade de serem criadas novas unidades de classificação (ou taxons). Actualmente, a unidade básica do sistema é a espécie.

Fontes:
http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/taxionomia/
classificacao_seres_vivos/classificacao_seres_vivos.html

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Grand Canyon




 No mundo existe uma série de paisagens naturais de grande e rara beleza, no entanto, o Grand Canyon destaca-se pela surpreendente paisagem, que foi  esculpida por processos erosivos, motivados, principalmente, pelas águas do rio Colorado,  neve,  chuva e  vento.
É repleto de precipícios, montes íngremes, despenhadeiros e pináculos.
Além disso,  apresenta diversas cores na sua composição, como vermelho, ouro, rosa, verde, ferrugem, laranja e o violeta.

O Grand Canyon é considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente.

Encontra-se no território dos Estados Unidos da América e é atravessado pelo rio colorado, um dos rios mais longos da América do Norte, que moldou o seu vale durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito.

A bacia hidrográfica deste rio tem 632.000 km², e vai desde as Montanhas Rochosas do Colorado até ao Golfo da Califórnia, no México, passando por cinco estados americanos.

Fontes: 
www.wikipedia.org
http://www.brasilescola.com/geografia/o-grand-canyon.htm 
 
 
Reflexão:
 
Na nossa opiniao, o Grand Canyon é de facto uma das paisagens naturais mais grandiosas por ter sido incrivelmente moldado e esculpido por processos naturais.