quarta-feira, 24 de março de 2010

Aula de Campo de Geologia

        No passado dia 11 de Março, a nossa aula de Biologia foi diferente. Deixámos a nossa sala de aula e fomos conhecer alguns locais com uma grande importância geológica. Nesta aula de campo pudemos analisar situações relacionadas com aspectos de ordenamento do território e de risco geológico, e compreendemos as contribuições da geologia nas áreas da prevenção de riscos geológicos, ordenamento do território, gestão de recursos ambientais e educação ambiental.

O itinerário foi o seguinte:
- Arcos de Valdevez
- Frades
- Serra d'Arga
- Esposende
- Ofir
- Apúlia

Arcos de Valdevez

         Esta foto foi tirada de manhã, assim que chegámos a Arcos de Valdevez. Apenas nesta altura do dia é possível captar uma foto em que as árvores apareçam reflectidas no Rio Vez.





           Estas fotos foram tiradas no actual centro turístico de Arcos de Valdevez.



Frades 
        Em Dezembro de 2000, um desprendimento de terras ocorrido na serrana aldeia de Frades, em Portela, Arcos de Valdevez, causou a morte de 4 pessoas e destruiu totalmente cinco casas. Passados mais de nove anos, a cratera aberta pela força das águas e o seu percurso são ainda bem visíveis.




          Esta é uma rocha metamórfica que se encontrava  junto da zona de derrocada. 

Serra d'Arga


            Esta foto foi tirada a caminha da Serra d'Arga.

           Nesta paragem visitámos as ruínas da lavaria de uma mina. Há muitas lavarias e minas que estão a ser recuperadas para se tornarem museus.




 Nesta zona havia cursos de água onde pudemos ficar a saber como são as marmitas gigantes, cilindros esculpidos na rocha pela acção de rochas mais pequenas que, ao rodarem devido à força da água, cavaram a rocha.


Esposende, Ofir e Apúlia

         
           As dunas são estruturas móveis resultantes da acumulação de areias transportadas pelo vento, estas constituem ecossistemas costeiros que estabelecem a transição entre os sistemas marinho e terrestre e são uma barreira natural de protecção à paisagem humanizada adjacente. Como tal, devem ser protegidas.


Na zona de costa que visitámos há muitos esporões construídos. Isto acontece porque os esporões provocam a deposição de sedimentos a norte deste e a erosão a sul, o que leva a que quando se constrói um, passado algum tempo seja necessário construir outro a seguir, pois o problema não ficou resolvido, apenas se transferiu para uma zona da costa mais à frente.


      
           Esta aula de campo permitiu desenvolver nos alunos atitudes de valorização do património geológico, assim como a capacidade de analisar e identificar possíveis riscos geológicos.Todos os alunos se mostraram muito receptivos, adoptando uma atitude crítica e reflexiva face aos problemas geológicos e as suas possíveis soluções.

2 comentários:

Cromossomas Ambulantes disse...

Foi sem dúvida uma grande experiência

Anônimo disse...

Um lindo trabalho com a consulta do vosso trabalho fiquei a conhecer mais um pouco da biologia e da geologia do nosso pais.
Bem haja