quarta-feira, 17 de março de 2010

Limpar Portugal - Vamos meter mãos à obra!

       A iniciativa "Limpar Portugal" destina-se a promover uma mega operação de limpeza do país. Trata-se de um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental, removendo todo o lixo depositado nos espaços verdes.

       A ideia nasceu durante uma conversa telefónica entre dois amigos, um deles membro de um Partido Ecologista, que queriam ver as florestas da Estónia sem lixo. Três anos depois, o conceito já pôs perto de 200 mil pessoas a limpar três países.
      
        Habituados a participar em acções ambientais numa organização não governamental, encontraram-se e assim criaram o movimento «Let´s do it!», que, no ano seguinte, levou mais de 50 mil pessoas e meio milhar de instituições públicas e privadas a recolher, num só dia, mais de dez mil toneladas de resíduos depositados ilegalmente.

       Nessa iniciativa, em Maio de 2008, 50 mil voluntários na Estónia recolheram num só dia 10 mil toneladas de lixo. Iniciativas idênticas mobilizaram a Lituânia e a Letónia. Nova Deli deita mãos à obra no mesmo dia que Portugal. Dia 15 de Agosto é o Bangalore a arregaçar as mangas.

        Reflexão: No próximo sábado, são esperados 100.000 voluntários para recolher o lixo de florestas e zonas verdes de todo o país. Não tenhas dúvidas acerca do que se conseguirá limpar num só dia. Até ao momento, já se inscreveram muitos milhares de pessoas. Multiplica esse número por dois braços determinados e, se possível, soma os teus à iniciativa. É simples e não custa nada! Basta trazeres boa vontade e, se possível, luvas de jardinagem, impermeável e uma pequena mochila com água.

Participa na maior excursão colectiva alguma vez organizada no País!



Fonte: http://www.destak.pt/artigo/57276

2 comentários:

MRFD disse...

Esta foi uma iniciativa que juntou muitas pessoas mas esperamos que no futuro junte ainda mais. Assim, as proximas gerações poderão viver num mundo melhor.

MRFD :)

Nucleotídeas disse...

Esta foi uma boa iniciativa, pois achamos que é muito importante manter o nosso País limpo. Se todos nós dêssemos o nosso contributo, era muito mais fácil manter Portugal limpo, e ao mesmo tempo estavamos a zelar pelo bem do nosso Pais.