segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aquíferos

Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.





Tipos de aquíferos:

Aquíferos livres - nos aquíferos livres existe uma camada impermeável que serve de base a uma zona superior, permeável saturada em água.





Aquíferos cativos ou confinados - são aqueles em que as formações que os constituem estão limitadas, no topo e na base, por formações impermeáveis. Toda a espessura do aquífero está saturada de água e a pressão no seu interior é superior à atmosférica.



Reflexão: Tal como ocorre com as águas superficiais, é necessário ter muitos cuidados para evitar a contaminação dos aquíferos. O uso crescente pela indústria, agricultura e consumo humano ameaça os aquíferos e coloca esse assunto na agenda ambiental global. Os aquíferos têm uma importância incalculável para o Homem, pelo que é necessário preservá-los, de forma a que possamos sempre dispor deles!

Fontes:
hidrogeologia.no.sapo.pt
www.aprh.pt/pdf/aprh_agsubt.pdf

Nenhum comentário: