segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mar Morto

O Mar Morto localiza-se no Oriente Médio, e é assim chamado devido à grande quantidade de sal das suas águas (dez vezes superior à dos demais oceanos), tornando-se inabitável para qualquer forma de vida.
Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste mar.
O Mar Morto contém a água mais salgada do mundo. Essa grande quantidade de sal aumenta sua flutuabilidade, e os banhistas bóiam facilmente.








Com uma superfície de aproximadamente 1050 km², o Mar Morto correspondente a um comprimento máximo de 80 km e a uma largura de máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha Jordânia, Israel e Cisjordânia.



Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas.

 
 
Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4443880-EI6580,00-Inospito+como+habitat+Mar+Morto+e+atracao+turistica.html
 
 
Reflexão: A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Em termos de concentração, e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água. Este facto faz-nos tomar consciência que este mar é inabitável, impedindo, deste modo, o desenvolvimento de qualquer forma de vida.

Um comentário:

Os Malucos da Biologia disse...

AHAHAHAH essa imagem está mesmo muito boa. Mostra o que realmente acontece neste mar que nem vou referir uma vez que já o foi dito e muito bem.

Os malucos da Biologia :]