segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nova espécie de pterossauro descoberta em Marrocos

Nova espécie de pterossauro descoberta em Marrocos



Tinha uma envergadura de asas de seis metros, de uma ponta à outra, 34,4 centímetros de mandíbula e viveu há 95 milhões de anos, quando o Sara era a bacia verdejante onde corria um rio e existiam fauna e flora tropicais em abundância. Trata-se de um novo tipo de pterossauro (o réptil voador gigante conhecido por pterodáctilo), que foi descoberto nas areias escaldantes do deserto do Sara, em Marrocos.
O novo pterossauro, considerado o mais antigo da sua espécie até hoje identificado pelos cientistas, foi baptizado Alanqa saharicafrom, devido à sua origem. Al Anqa, significa em árabe "fénix", a criatura voadora mitológica que morre pelo fogo e renasce das cinzas. A segunda parte do nome refere-se ao local onde foi encontrada esta nova espécie.

Reflexão

Em paleontologia, dá-se o nome de  fóssil de transição a um organismo conhecido apenas do registo fóssil que combina características dos seus descendentes e antecessores evolutivos. Esta nova espécie representa, assim, uma transição entre diferentes espécies de seres vivos.

Fontes:
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1579201
http://www.agencia.fapesp.br/materia/11212/divulgacao-cientifica/novo-pterossauro-homenageia-darwin.htm

Um comentário:

tericris disse...

Esta descoberta poderá trazer descobertas no campo da geologia.