sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sismo e Tsunami abalam Chile


Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, com epicentro no mar, abalou o centro do Chile, a 300 km ao sul da capital Santiago, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O chefe do ONEMI, Oswaldo Malsandi, disse que o abalo aconteceu às 3h26 pelo horário local e teve epicentro a 90 km da cidade de Concepción.

Foram registradas cerca de 60 réplicas do forte terremoto desta madrugada, algumas delas superiores a 6 graus na escala Richter, segundo o USGS.





 O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país, e levou ainda o Centro de Avisos do Pacífico a emitir alertas de tsunami para sete países. O alerta foi depois alargado, e, segundo a «Associated Press», são agora 53 os países que poderão ser afectados pelas ondas gigantes.

O terramoto, de cerca de um minuto de duração, causou a derrocada de alguns prédios na capital, Santiago e várias regiões ficaram sem energia. O sismo causou ainda perturbações nas linhas de telefone.


A Oficina Nacional de Emergencia (ONEMI) do Chile actualizou o número de vítimas mortais do sismo para 147, deixando claro que não é ainda um balanço final, pois persistem dificuldades de comunicação designadamente com as zonas mais próximas do epicentro.

 

O Google abriu um site que facilita a troca de informações sobre pessoas atingidas pelo terremoto, a página é http://chilepersonfinder.appspot.com. Lá, é possível pedir informação sobre alguém, postar fotos para facilitar a sua busca e oferecer dados sobre o paradeiro de pessoas.


Fontes:
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/sismo-tsunami-chile-tvi24-ultimas-noticias/1142931-4073.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4291539-EI8140,00-Numero+de+mortos+em+terremoto+no+Chile+chega+a+seis.html

http://hojeemdians.blogspot.com/
http://www.presstur.com/site/news.asp?news=24109


Reflexão:

2010 ten vindo a abalar o planeta. Nos primeiros 19 dias do ano houve terremotos no Haiti, tma Argentina, na Papua Nova Guiné, no Irã, na Guatemala, em El Salvador e terremoto no Chile.

No mês de fevereiro vários tremores continuam a abalar o mundo. Hoje, novos terremotos: Japão, que preparado para tremores não sentiu efeitos catastróficos, e este novo e fatal terremoto no Chile.

Mais imagens em: http://raivaescondida.wordpress.com/2010/02/27/imagens-do-terramoto-no-chile/

Um comentário:

Nucleotídeas disse...

Este assunto tem sido muito falado mas, sem dúvida que vocês conseguiram fundamentá-lo de uma forma clara. Na nossa opinião, este assunto é muito interessante, pois dá-nos a conhecer as consequências que este Sismo e Tsunami trouxe para o Chile.

Por: "Nucleotideas"